Memórias dos Templários
Quando em 1735, os Templários escolheram Portugal para instalarem a Ordem Templária, foram questionados pelas autoridades judiciais e Conselheiros de Sua Majestade, o por que da escolha de Portugal para suas atividades.
Sendo a Ordem Templária uma Instituição totalmente desconhecida na época e, para explicar e justificar tal escolha bem como suas atividades , Os Templários, redigiram um documento com amplas e ricas elucidações resultando nesta extraordinária obra literária oferecida a D. João V , de grande valor histórico e cultural .
Relatando, assim os princípios que regem a enigmática e admirável Instituição, considerada a religião militar dos Templários, nascido na Palestina.
No ano de 2005, um valoroso Irmão, de origem portuguesa, residente na cidade de São Pedro – SP, em visita aos familiares residentes em Portugal, mais precisamente, na cidade de Lisboa, estando em uma casa de antiguidades, localizou e comprou um único volume da obra oferecida a Sua Majestade, D João V, reinante em 1735.
O que resultou neste precioso livro de valor inestimável, que foi elaborado a pedido do GM, PG, em decorrência da fragilidade e deterioração do volume original (hoje, no cofre da GLESP), para que todos pudessem conhecer e ter acesso a tão valioso documento com 730 páginas de relatos e mistérios da Ordem dos Templários.